sábado, 3 de julho de 2010

JOANA CACILDA BESSA - PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL


PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL É ITAUENSE
JOANA CACILDA BESSA, uma apodiense nascida no então povoado e atual município de Itaú no dia 26 de setembro de 1898, filha de José Marcolino Bessa e Emília Rosa Botão é mesmo que não dizer nada. Ela foi a primeira eleitora de Pau dos Ferros, em 1927 e a primeira intendente municipal Potiguar, atual cargo de vereador, eleita em 2 de setembro de 1928, com 725 votos, pelo município de Pau dos Ferros, e tomou posse em 2 de fevereiro de 1929, tendo em vista que no dia 1º de janeiro a mesma não ter sido empossada juntamente com os outros intendentes eleitos no pleito eleitoral de 1928, em virtude de ter viajado para Natal a fim de resolver problema de seu interesse particular, conforme ata assinada pelo senhor João Tomaz de Aquino, Secretário da Intendência Municipal. Portanto, Joanna Cacilda de Bessa foi a primeira mulher do Rio Grande do Norte, talvez do Brasil a se eleger Vereadora, já que na época esse cargo era denominado de Intendente. Cacilda na época residia em Pau dos Ferros, posteriormente foi residir em Natal. Faleceu no ano de 1998, aos 102 anos de idade.
JOANA era irmã de Raimunda Bessa Botão, conhecida popularmente pela alcunha de MUNIDINHA BESSA, nascida em 27/09/1900 e falecida em Rodolfo Fernandes em 01/11/1978, casada com Cristóvão Colombo Pinheiro de Melo.
CACILDA a primeira vereadora do Brasil, talvez da América do Sul, eleita em 2 de setembro de 1928, quando apenas poucas mulheres haviam votados, cujos sufrágios foram cancelados pelo Congresso Nacional. Cacilda apenas é lembrada como a primeira eleitora de Pau dos Ferros, mas os nossos pesquisadores nunca se a profundaram na história dessa mulher que foi a primeira vereadora de nosso país. Meu pai mata a cobra e mostra o pau, veja a seguir, a ata

Edital cedido por FRANCISCO LOPES, conhecido por CHICO LOPES, ex-vereador de Pau dos Ferros e patrono da Cãmara Municipal, cuja homenagem foi feita em vida, tendo em vista que Chico Lopes, ainda hoje, com mais de 80 anos, residente em Pau dos Ferros. Este esquisador, graças a ele pode pesquisar todos os livros de ATAS da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, cujo mais antigo é datado de 1872

5 comentários:

  1. Joana Bessa nao era filha de Jose Marcolino e sim de Marcolino Jose de Bessa e Antonia Maia.

    ResponderExcluir
  2. Intendentes hoje é o cargo de prefeita (o), e ñ vereador (a). Vereador existe desde o período imperial no Brasil.Dpois na República passou a denominar Conselheiro de Intendência. Que fiscalizava o Intendente. Então ela foi a primeira prefeita do Brasilado!

    ResponderExcluir
  3. Intendentes hoje é o cargo de prefeita (o), e ñ vereador (a). Vereador existe desde o período imperial no Brasil.Dpois na República passou a denominar Conselheiro de Intendência. Que fiscalizava o Intendente. Então ela foi a primeira prefeita do Brasilado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro Ian, intentente é o atual cargo de vereador sim.

      O Presidente da Intendência Municipal, esse sim corresponde ao cargo de prefeito. Veja que são termos diferentes.

      o Presidente da Intendência Municipal acumulava os cargos executivo e legislativo.

      Joana Bessa nunca foi presidente da intendencia de Pau dos Ferros, logo não pode ter sido considerada "prefeita", e sim VEREADORA.

      Excluir
  4. Joana Cacilda de Bessa, era de 23 de junho de 1896, filha do Cel.Marcolino José de Bessa c.c Antônia Maia de Bessa. Neta paterna de Clementino Martins da Silva c.c Isabel Unbelina de Bessa.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS